- Home
- CPA – Comissão Própria de Avaliação
CPA - Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE FACESP
A CPA representa os segmentos da sociedade civil e acadêmica na auto-avaliação da IES de forma inteligente e participativa oferecendo possibilidades de maior e melhor conhecimento de sua própria realidade, de suas limitações e potencialidades.
A gestão desta comissão está voltada para a melhoria das condições de ensino ofertados pela instituição, além de satisfazer às exigências do MEC quanto à avaliação institucional, instituída pela Lei 10.861, de 14/4/2004, que trata do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
ENTENDA A CPA
O que significa CPA?
A sigla CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Presente em toda instituição educacional, seja ela pública ou privada, conforme artigo 11 da lei nº 10861/2004.
Sua finalidade?
Desdobrar do processo avaliativo da IES ,norteado pelos cinco Eixos Temáticos previstos no instrumento de Avaliação devidamente distribuídos por todos os segmentos, no intuito de valorizar, democratizar a participação, tornando o processo mais confiável e transparente.
Qual é a importância da Comissão Própria de Avaliação (CPA)?
A Comissão Própria de Avaliação conduz os processos de avaliação internos da instituição, que repercutem na avaliação do Sistema Educacional Brasileiro , a saber: avaliação de cursos, ENADE, avaliação de ensino e aprendizagem, avaliação institucional, bem como sistematiza e presta informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – Instituto que avalia o Sistema Educacional brasileiro.
SINAES
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.
Ele possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.
As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.
Referência: www.inep.gov.br/sinaes
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CPA:
O que muda na IES com a implantação dessa comissão?
Esta comissão interfere diretamente no processo de mudanças de estrutura física e pedagógica/institucional além de interagir diretamente na imagem da IES junto ao MEC.
A CPA é um meio de integração entre docente e discente?
Esta comissão tem como foco captar e estimular esta interação de forma imparcial, visto que todas as percepções e sugestões devem ser acolhidas e integradas de forma inteligente.
Autoavaliação Institucional
Qualquer pessoa pode ter acesso aos resultados da auto-avaliação?
Os resultados são divulgados na IES pela CPA, em período próprio ao término das tabulações de cada autoavaliação.
Os professores ficam sabendo o nome do aluno que fez uma avaliação ruim sobre o seu desempenho?
Não. O que será de conhecimento de toda a comunidade acadêmica é o resultado final do coletivo participante.
Que instrumentos de autoavaliação podem ser utilizados pela CPA?
No período de autoavaliação institucional vários instrumentos podem ser utilizados desde os formulários eletrônicos, como sensibilizações e comunicações diversas.
Os relatórios de auto-avaliação podem influenciar nos resultados da avaliação para reconhecimento de cursos?
Sim podem, afinal eles são documentos que passam um panorama fidedigno da IES ao MEC.